Texto de Raielly Silva
A Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos-DF) preparam um protocolo de segurança e higiene para a realização de eventos de forma gradual no Distrito Federal. O objetivo é recuperar o setor urgentemente, já que Brasília é uma cidade com os melhores padrões de serviços mundiais de turismo e lazer.
O segmento do turismo contribui com a economia da capital, pois, gera empregos diretos para a população, além de ser um dos setores mais relevantes para manutenção do fluxo turístico ao longo do ano. Segundo dados do Ministério do Turismo, o turista de eventos movimenta de forma mais completa a cadeia de turismo, utilizando desde os hotéis e transporte até os centros de convenções chegando a gastar, em média, o valor de R$ 985,91 por dia.
O presidente do Sindeventos-DF, Luís Otávio Neves, afirmou que as empresas já estão se preparando para atender às novas realidades pós pandemia e ressaltou a importância da união entre governo e entidades privadas.
As propostas para liberação de eventos já foram encaminhadas ao governador, Ibaneis Rocha (MDB), e estão sendo analisadas, caso aprovada, o turismo volta a funcionar ainda em agosto, segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.