Texto de Raielly Silva
Está em vigor a partir desta semana a lei distrital nº 6.637/2020, que define o Estatuto da Pessoa com Deficiência do DF. O propósito da legislação é dar diretrizes normativas que garantem viabilizar e defender, promover e proteger as condições de igualdade de todas as pessoas com deficiência para a sua inclusão social e cidadania.
A secretária da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, informou que a pasta tem trabalhado, desde o início da gestão, por uma cultura mais inclusiva. “Em toda a minha história, vi que a legislação é um importante instrumento para garantir a nossa cidadania enquanto pessoas com deficiência“.
De acordo com Orleans Camargo, portador de deficiência auditiva, o governador tem uma comunicação muito grande com as pessoas com deficiência. “Era uma lei que esperávamos há muito tempo. Ter alguém que possa me acompanhar para facilitar o atendimento é muito importante”.
Segundo o deputado distrital Iolando Almeida (PSC), autor do projeto que virou lei, a pessoa com deficiência precisa de inclusão, ou seja, estar na sociedade em igualdade de condições com as outras pessoas. “Temos cerca de 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Distrito Federal, e elas merecem nosso cuidado e respeito em prol de suas causas”, ressalta.