Deve começar ainda neste ano o processo de regularização de lotes da região de Arniqueira. A previsão foi dada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh) e Terracap, o que deve atender inicialmente a 1,4 mil moradores. “O processo de regularização de Arniqueira encontra-se avançado”, explica o diretor técnico da Terracap Hamilton Lourenço Filho.
O Setor Habitacional Arniqueira, com área total de 1.189,60 hectares, foi dividido em nove áreas para fins de urbanização (URBs). A primeira a ser regularizada compreende 1.457 lotes, com áreas que variam entre 77 m² a 2,5 mil m². O projeto é constituído basicamente por lotes de uso residencial unifamiliar, de acordo com informações da assessoria da Terracap. O Portal de Regularização tem mais informações sobre a regularização.
Os projetos levaram em conta delimitadores naturais, como córregos – há três na região, bem como as circunscrições cartoriais. O secretário da Seduh, Mateus Oliveira, admitiu que “há ajustes de projeto a serem feitos, mas estamos alinhados”. Na segunda-feira (17), a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, se reuniu com o diretor de Regularização Social da Terracap, Leonardo Mundim, para obter detalhes das propostas de regularização.
A ocupação irregular inviabilizou o planejamento urbanístico e infraestrutura básica necessárias e provocou nas últimas décadas sérios impactos ao meio ambiente, em especial às áreas que margeiam os córregos que cortam Arniqueira. “Esperamos que ainda em 2020 possamos entregar as primeiras escrituras aos moradores da área”, disse o presidente da Terracap, Izidio Santos.