A retomada das atividades esportivas profissionais de futebol feminino e futsal está autorizada pela Secretaria de Esporte e Lazer. As modalidades devem seguir os mesmos protocolos de segurança, higiene e saúde estabelecidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ao futebol de campo masculino profissional.
“Temos um time de futebol feminino na Série A do Brasileiro, assim como Brasília também está bem representada na Liga Nacional de Futsal. Respeitando todas as regras, não vejo problema em liberar as atividades profissionais de ambas as categorias”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.
Devido aos necessários ajustes aos protocolos de segurança do GDF, a partida entre o Brasília Futsal e o Praia Clube, de Uberlândia, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (21), no Sesc Ceilândia, pela Liga Nacional de Futsal, precisou ser adiada. De acordo com a Associação Atlética Desportivo de Brasília, a partida deve acontecer ainda neste mês, respeitando todas as normas, como testagem em massa e medidas de higienização, informou a assessoria da secretaria.
Sobre a Liga Nacional de Futsal
A edição 2020 da Liga será diferente. A pandemia forçou o adiamento da competição, marcada anteriormente para iniciar 27 de março, em cinco meses. Por isso, a forma de disputa foi alterada. Ao invés das equipes se enfrentarem em turno único na primeira fase, como foi até 2019, elas foram separadas em três grupos de sete times. Segundo a LNF, as chaves são regionalizadas, para diminuir o deslocamento dos times. As divisões ficaram assim:
Grupo A: Brasília, Corinthians, Intelli Tempersul, Magnus Sorocaba, Minas Tênis Clube, Praia Clube e São José
Grupo B: Carlos Barbosa, Atlântico Erechim, Blumenau, Cascavel, Foz Cataratas, Joinville e Marreco Futsal
Grupo C: Assoeva, Campo Mourão, Jaraguá, Joaçaba, Pato Futsal, Tubarão e Umuarama
São três caras novas em relação aos times de 2019: Umuarama (ocupa a vaga do São Paulo), Brasília e Praia Clube (convidados). As equipes jogam entre si nos grupos, em partidas de ida e de volta. Os cinco primeiros de cada chave, mais o melhor sexto colocado, avançam às oitavas de final, cujos confrontos também estão definidos:
1º do Grupo A x melhor 6º colocado
1º do Grupo B x 5º do Grupo C
1º do Grupo C x 5º do Grupo A
2º do Grupo A x 5º do Grupo B
2º do grupo B x 4º do Grupo C
3º do Grupo A x 3º do Grupo C
2º do Grupo C x 4º do Grupo B
3º do Grupo B x 4º do Grupo A


