O Distrito Federal aparece entre os três entes federados como os mais competitivos do Brasil. Esta posição é mantida pelo quinto ano consecutivo, segundo levantamento divulgado nesta manhã no Ranking de Competitividades dos Estados, que é realizado há nove anos pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a B3, Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit. As melhores colocações ficaram com São Paulo e Santa Catarina.
A pesquisa diz que o DF subiu da 6ª para 3ª posição no pilar sustentabilidade social, com melhoras relativas nos indicadores de inadequação de moradia, famílias abaixo da linha da pobreza, formalidade do mercado de trabalho e inserção econômica dos jovens.
Líder no pilar de sustentabilidade ambiental, o Distrito Federal se destaca nos indicadores serviços urbanos, emissões de CO², destinação do lixo, tratamento de esgoto e perda de água. Manteve-se no topo na categoria capital humano e na 6ª colocação em educação. Também registra ótimo desempenho nos pilares segurança pública (+3 posições), inovação (+5 posições). Contudo, perdeu 13 posições no pilar de eficiência da máquina pública e sete no de Potencial de Mercado.
Classificação no Centro-Oeste


