O presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse nesta hoje (23) que a criação de um imposto nos moldes da CPMF“não está em discussão”. “Isso não tá em discussão no Congresso”, disse Rocha, ao chegar para uma reunião no Palácio do Planalto.
O governo está discutindo com seus líderes no Congresso alternativas para um novo programa social e a desoneração da folha de pagamento, e deve encaminhar a eles o adendo para a reforma tributária para que seja negociado um texto possível de ser aprovado pelos parlamentares, disse nesta quarta-feira o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).
De acordo com Barros, depois de uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro, os líderes do governo no Congresso e ministros, ficou acertado que o governo enviará o texto com novas propostas de mudanças tributárias primeiro para os líderes e para o relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
A equipe econômica trabalha com uma proposta de vincular uma desoneração mais ampla da folha, não restrita aos 17 setores que eram contemplados, à criação de um imposto sobre transações financeiras – uma reforma da antiga CPMF – que seria apresentado juntamente com outros pontos, como aumento da isenção do Imposto de Renda e redução do IPI em produtos da linha branca.