Três governadores foram alvos de pedidos de afastamento do cargo

governador Carlos Moisés SC
Carlos Moisés foi afastado do cargo de governador de Santa Catarina/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Além do governador afastado Wilson Witzel (PSC), que tem o processo de impeachment votado hoje (23) pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), outros dois mandatários estaduais são alvos de denúncias pedindo a cassação dos cargos: em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés (PSL), e no Amazonas, Wilson Lima (PSC). Até hoje, uma única tramitação chegou a ser concluída no âmbito estadual: em 1957, com governador de Alagoas.

Em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa (Alesc) decidiu no último dia 17 de setembro dar prosseguimento ao processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés. Em uma votação realizada antes, os deputados deciram também pela continuidade do impeachment da vice-governadora Daniela Reinehr (PSL). Diante da decisão, o processo foi encaminhado ao Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina.

No caso do governador do Amazonas, Wilson Lima, questões envolvendo contratos da saúde durante a pandemia do coronavírus já renderam oito pedidos de impeachment contra o governador Wilson Lima. Ele está sendo investigado na Operação Sangria por supostas irregularidades e superfaturamento de contratos na área da saúde. O governador já foi alvo de mandados de busca e apreensão. A Polícia Federal chegou a pedir a prisão de Wilson Lima, mas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, negou.

A abertura do procedimento de impeachment contra Wilson Lima foi recusada dia 20 de agosto. Mas a investigação sobre o envolvimento do governador nas denúncias de superfaturamento prossegue, informou o site do Extra..

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas