A indústria turística do Distrito Federal espera a retomada da economia no setor com a implementação de uma série de iniciativas. A partir do dia 6 de outubro estão liberados eventos para até 100 pessoas, ampliando para até 300 pessoas a partir de 27 de outubro, até 500 pessoas a partir de 17 de novembro, até mil pessoas a partir de 8 de dezembro e acima de mil pessoas a partir de 5 de janeiro de 2021.
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, disse que acredita que ”nossa maior vitória foi estruturar nossas rotas com o pensamento voltado para esse retorno. Não paramos de trabalhar nenhum minuto. Sairemos mais fortes do que antes da pandemia”, analisa a secretária de Turismo.
A retomada do setor turístico e dos eventos deve ter impacto imediato para a economia mundial. O Aeroporto Internacional de Brasília terminou o mês de agosto com um crescimento de 54,1% no número de passageiros em relação a julho e em tendência de crescimento para este mês de setembro.
Em sua mensagem anual no Dia Mundial do Turismo, que ocorre neste domingo (27), o secretária-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, destacou essa tendência de inclusão local do turismo. “Nosso setor dá a chance para populações locais. Não apenas de ganhar um salário, mas de ter dignidade e igualdade. Empregos no setor de turismo empoderam pessoas e dão a elas a chance de ter um papel em suas sociedades, muitas vezes pela primeira vez”, afirmou.
Na abertura do Abav Collab, que aconteceu neste domingo, a presidente da associação, Magda Nassar, lembrou as dificuldades do setor de turismo durante a pandemia de Covid-19. “Quando estávamos desenhando como seria o Abav Collab, percebemos a oportunidade de colocar em prática elementos como união e colaboração e assim foi nascendo esse evento híbrido com a participação de todos do turismo. Não podemos esquecer de como chegamos até aqui. Vamos resistir como uma poderosa indústria que vai ajudar o Brasil a se reerguer”.