Base de Bolsonaro melhorou, mas agenda de reformas empaca

Congresso Nacional quatro cores
Congresso Nacional reúne a Câmara dos Deputados e o Senado/Arquivo/Roque de Sá/Agência Senado
Compartilhe:

O grupo de parlamentares alinhados ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu nos últimos meses, mas não trouxe uma melhora proporcional nas perspectivas para a agenda de reformas econômicas. É o que avaliam analistas políticos consultados pela 20ª edição do Barômetro do Poder.

O levantamento é uma iniciativa do InfoMoney que compila mensalmente as expectativas das principais consultorias de análise de risco político e analistas independentes em atividade no Brasil sobre alguns dos assuntos em destaque na cena política nacional. Na avaliação da maioria dos especialistas consultados, por mais que o presidente tenha hoje mais espaço no Congresso Nacional do que alguns meses atrás, os impactos sobre a capacidade de pautar temas econômicos complexos ainda parecem modestos.

A sondagem, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, mostra que, dividindo os 513 deputados federais e os 81 senadores em três grandes grupos (alinhados com o governo, de oposição e indefinidos), a média das estimativas dos especialistas aponta para uma base aliada com 200 assentos na Câmara (39%) e 24 no Senado (30%).

Os números são os melhores para o governo desde abril do ano passado. As projeções para os deputados alinhados com o governo mais que dobraram em cinco meses. E continuam em tendência ascendente. De agosto pra cá, 14 deputados entraram nos cálculos para a base governista no levantamento.

No Senado, de abril pra cá, a média das estimativas para o grupo alinhados com a atual gestão cresceu 50%. Na casa tramitam PECs (Propostas de Emenda à Constituição) consideradas prioritárias pelo governo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas