A pandemia do novo coronavírus no sistema penitenciário do Distrito Federal está controlada, segundo garantiu a Secretaria do sistema Prisional. Há 61 anos não foram registrados óbitos associados à doença viral. Até agora, quatro presos morreram por conta do Covid-19. O sistema penitenciário mantém sob custódia 16.766 detentos, praticamente o dobro da capacidade.
A taxa de letalidade é de 0,21% na população privada de liberdade e 0,35% entre policiais penais. “Mesmo durante o pico da pandemia, a taxa sempre esteve abaixo do esperado, o que indica a eficiência das intervenções realizadas até o momento”, disse o secretário de Administração Penitenciária, delegado Agnaldo Curado. Em julho, o DF liderava o número de casos da doença entre os presos.
A última morte registrada entre presos, por complicações decorrentes do novo coronovírus, ocorreu no dia 5 de agosto. O reeducando estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – considerado referência no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.


