Sob o Sol forte e temperatura de 37 graus, parentes de presos de diversos estados fazem neste momento uma manifestação na Praça dos Três Poderes, onde se concentra as representações do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. O objetivo é sensibilizar as autoridades para as visitas presenciais e íntimas, que não ocorrem há pelo menos três meses por conta da pandemia do novo coronavírus.
Na frente do Palácio do Planalto, os manifestantes se dirigiram com palavras de ordem ao presidente Jair Bolsonaro. É que o protesto de hoje tem como ponto principal reclamar da situação nos presídios federais. Nesses presídios, como no sistema penitenciário da Papuda, as visitas são apenas virtuais. Na Papuda, ainda ocorrem algumas visitas, mas com separação de um vidro. O ex-deputado federal Cabo Daciolo, do Rio de Janeiro, tenta marcar uma audiência com Bolsonaro.
São parentes de presos de diversos estados e do Distrito Federal. Chegaram em nove ônibus e devem retornar entre hoje à noite e amanhã pela manhã. São cerca de 300 (nas contas da Polícia Militar do DF) e 500 (nas contas da organização).