Pelo menos 1.100 aprovados em concurso poderiam ser nomeados em três secretarias do Distrito Federal, de acordo com o Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural. O certame já teve todas as suas etapas concluídas e os nomes dos aprovados foram divulgados no Diário Oficial do Distrito Federal. A Secretaria de Economia informou ao sindicato que existem 4.171 cargos vagos no serviço de assistência social do DF.
A demora não se justifica, segundo o sindicato, porque há falta de servidores de assistência social nas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), na Justiça (Sejus) e na Secretaria da Mulher. O sindicato calcula que devido às restrições causadas pela pandemia do Covid-19, menos de 500 servidores estão em atividade na assistência social.
“As secretarias, principalmente, a Sedes, têm muitos cargos vagos e muita necessidade de pessoal para trabalhar. Na assistência social, atuamos com 10% da quantidade de servidores necessária para atender à população, já que a quantidade de assistidos só cresce por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19″, explica o presidente do sindicato, Clayton Avelar.


