Gastos com restaurantes e padarias têm queda no Distrito Federal

Restaurante Estrela do Sul
Pandemia provocou uma queda do valor de consumo nos restaurantes /Divulgação
Compartilhe:

O valor gasto em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up), apresentou uma queda de 27,7% no Distrito Federal. A conclusão é do Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), feito em parceria pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Alelo Alimentação e Alelo Refeição.

A média nacional foi de -25,7%. Houve ainda redução de 47,2% no volume de transações e 4,6% no número de estabelecimentos, que registraram operações. “Aos poucos, com a maior flexibilização das medidas de restrições sanitárias, o consumo em restaurantes e em outros estabelecimentos começa a se restabelecer”, acredita o presidente da Alelo, Cesario Nakamura.

Mesmo que os resultados ainda estejam menores em relação ao período anterior à pandemia, se colocarmos em perspectiva os valores registrados em seu início, perceberemos o impacto positivo da reabertura e retomada das atividades desse segmento”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo. “Ainda que de modo comedido, os consumidores estão trazendo de volta os hábitos de consumo anteriores”.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) mostram que as vendas nesse segmento continuam sendo menos afetadas pela pandemia e pelas medidas contingenciais, mesmo que ainda estejam apresentando queda. Em particular, o principal impacto observado no comportamento de consumo continua sendo a redução no número de transações (21,9%).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas