Bolsonaro se cala sobre vitória de Biden, mas Doria e Maia festejam

Presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro vai prestar novo depoimento à Polícia FederalArquivo/Agência Brasil
Compartilhe:

Fã declarado de Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro permanece em silêncio na tarde deste sábado (07) após o anúncio da vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas. Em contraste com outros líderes mundiais, como o britânico Boris Johnson, a alemã Angela Merkel e até chefes de estado sul-americanos, o brasileiro ainda não divulgou nenhuma reação sobre o resultado. O Itamaraty também não fez nenhum comentário.

Biden foi anunciado como o vencedor das eleições americanas no início da tarde deste sábado, de acordo com projeções. Diferentemente de Bolsonaro, o presidente da Cãmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) se manifestaram, informou a agência DW.

“A vitória de Joe Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias. Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações”, escreveu Maia no Twitter. O presidente da Câmara, que tem uma relação tumultuada e com altos e baixos com Bolsonaro, também retuitou várias mensagens de congratulação de deputados federais.

Desafeto de Bolsonaro, o governador Joao Doria disse que está feliz com a vitória de Biden. “Feliz com a vitória do candidato eleito presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil”, escreveu Doria no Twitter. Ele também afirmou que mandou uma carta em inglês para o democrata. “Deixe-me congratulá-lo por essa significante vitória. Como governador de São Paulo, maior parceiro comercial dos EUA no Brasil, eu gostaria de fortalecer os laços entre nossas sociedades”, começa Doria na carta.

Segundo a rede CNN Brasil e o jornal O Globo, o Planalto já vinha desenhando ao longo da semana cenários para uma eventual judicialização do resultado nos EUA, com o republicano contestando uma derrota nos tribunais.

De acordo com a CNN, o governo brasileiro deve esperar a conclusão de uma provável judicialização da eleição americana para reconhecer o vitorioso. Trump já disse que não reconhece a derrota e que vai contestar o resultado nos tribunais. O republicano elega, sem apresentar provas, que está sendo vítima de fraude.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas