Foi apresentado hoje (12) o projeto urbanístico de requalificação do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O documento foi comentado durante reunião online entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, autoria da proposta, e o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). O projeto será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (13).
O projeto relatado pelo representante da Federação do Comércio do DF, Ovídio Maia, foi aprovado pelos conselheiros. O secretário Mateus Oliveira explicou que a proposta deverá ser executada “tão logo aprovado o projeto urbanístico, tenhamos recursos não só do orçamento do GDF (Governo do Distrito Federal), mas, também, de emendas parlamentares para execução das obras, assim como recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb)”.
As propostas incluem redesenho dos bolsões de estacionamento, criação de novas vagas ao longo das vias públicas, criação de ciclovia, ampliação das calçadas, criação de um canteiro central na Quadra 8, aonde fica a maioria dos restaurantes e melhoria das conexões entre o SIG e o Setor Sudoeste, e o Parque da Cidade , além do ajuste no sistema viário.
A arquiteta e urbanista Ana Maria Aragão disse que o projeto “foi pensado para atender à nova dinâmica do setor de usos”. Para o conselheiro Pérsio Davison, do Rodas da Paz, o projeto “qualifica o cotidiano das pessoas, respeita o ambiente”. A conselheira Renata Florentina, da Codeplan, ressaltou que “o projeto de urbanismo ganha ao não focar apenas nos moradores próximos à região, mas, também, atender ao público circundante já eu essa é uma região central”, de acordo com registro da assessoria de imprensa da secretaria.