O Distrito Federal apresenta a melhor cobertura na distribuição de água potável entre todos os estados federados, chegando quase a totalidade da população de 3 milhões de habitantes. A conclusão é de um novo estudo do Instituto Trata Brasil chamado de “Desafios dos estados quanto aos investimentos em saneamento básico a partir do novo marco legal”. O levantamento que foi feito em parceria com a GO Associados, detalha os desafios a serem enfrentados pelo país para chegar às metas.
Em 2014, o Distrito Federal possuía uma cobertura de 97,5%, passando para 99,0% em 2018, o que corresponde a uma melhora de 1,5%. Os investimentos neste período foram de R$ 50,64 para cada habitante. Veja os dados por região
O estudo que usou dados de investimento e atendimento de água e esgoto do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, meta de investimento e diagnóstico da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, informa que três unidades da federação já estão com serviços próximos da universalização e tem patamar de investimentos semelhante ao previsto no Estudo da ABCON. São os estados de São Paulo e Paraná e Distrito Federal.


