O candidato Eduardo Paes (DEM) venceu o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, com 64,41% dos votos válidos. Marcelo Crivella (Republicanos) teve 35,59% dos votos válidos. Até agora, foram apuradas 87,96% das urnas. Veja também o resultado em Goiânia. E também os resultados em São Luís e Teresina. Atualizado às 20h38
Paes é o candidato da coligação A Certeza de um Rio melhor (Cidadania / DC / PV / Avante / PL / DEM / PSDB) marcou “outros” como ocupação, tem 50 anos e ensino superior completo. Ele declarou R$ 478,3 mil em bens.
O Misto Brasília retransmite ao vivo os resultados das eleições – confirma na homepage do site
Na primeira entrevista com jornalistas após ser eleito prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) classificou o resultado das eleições como “vitória da política” contra a radicalização e disse que a pandemia será o primeiro desafio em seu terceiro mandato na Prefeitura do Rio, informou o Diário do Rio.
“A primeira mensagem que eu queria passar é de agradecimento, aos cariocas que foram às urnas e acreditaram nas nossas propostas (…) Queria também celebrar aqui uma vitória da política. Nós passamos os últimos anos radicalizando a política brasileira. O resultado desse radicalismo certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros.”
Durante sua fala, Paes voltou a chamar seu adversário, o atual prefeito Marcelo Crivella de “pior prefeito da história do Rio“.
“Nesse momento, os cariocas não disseram apenas sim às nossas propostas. Quero anunciar que o Rio está livre do pior governo da sua história. Hoje vocês estão livres a confirmar novamente a cidade da diversidade. O Rio vai voltar a dar certo. Com muita esperança. Eu tenho muita convicção que essa vitória de hoje é muito importante.”
Questionado sobre suas primeiras medidas como prefeito, Paes disse que começará os trabalhos já na segunda-feira (30).
“Nós vamos deixar essas medidas pra amanhã. Não há dúvidas de que é um tempo mais exíguo. Eu espero contar com o apoio e gentileza do prefeito Marcelo Crivella. Não tenho dúvida que o primeiro desafio está na saúde, na pandemia.”
Comentando sobre o que poderá ser diferente neste seu novo governo, Eduardo disse: “Eu quero dizer para todos que nos assistem que estou mais maduro, mais preparado. E que a partir de hoje a gente vai fazer o Rio dar certo.”
O candidato João Campos (PSB) venceu o segundo turno das eleições em Recife (PE). Campos tem, até o momento, 56,24% dos votos e não pode mais ser alcançado. Marília Arraes (PT) tem 43,76% dos votos válidos. Com o resultado, a capital pernambucana continua com o PSB, partido do atual prefeito da cidade.
Já foram apurados 99,62% das urnas. O candidato da coligação Frente Popular do Recife (MDB / Rede / PCdoB / Solidariedade / PROS / PV / Avante / Republicanos / PP / PDT / PSD / PSB), de 26 anos de idade, é engenheiro. Ele declarou bens no valor de R$ 242,7 mil, informou a Agência Brasil.