Operação cumpre mandados contra a sonegação de impostos no DF

Operação de fiscalização
Fiscais e policiais participaram hoje de uma operação contra sonegação de impostos/Arquivo/Divulgação/PCDF

Na manhã de hoje (09) foi realizada mais uma operação para investigar a sonegação fiscal a partir da venda de grãos. A Polícia Civil do Distrito Federal está cumprindo 31 mandados de busca e apreensão autorizados pela Vara Criminal de São Sebastião. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em oito cidades do DF, em São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Em agosto, foi realizada uma operação por sonegação de impostos que tinha como alvo uma empresa de esportes.

A Operação Joio de Tolo é uma sequência das investigações que começaram em 2018 com a Operação Arenae. O grupo cria empresas fantasmas, conhecidas como noteiras, que funcionam como intermediárias entre os produtores rurais e os empresários. Assim, são emitidas notas fiscais falsas, sem o recolhimento do imposto. Os prejuízos são calculados em centena de milhões de reais, segundo a polícia. Operação idêntica foi realizada em março passado, quando foram cumpridos mais de 100 mandados judiciais. Foram sonegados impostos na venda de milho, soja e feijão.

A operação de hoje teve como alvo o núcleo de corretores da organização que possui papel determinante no esquema criminoso de sonegação fiscal do ICMS. O grupo investigado operava até com a logística para transporte e ofertando mercadoria com preço menor para o núcleo empresarial.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas