O plano de vacinação no Distrito Federal acabou sendo judicializado nesta tarde, com uma ação ajuizada no Supremo Tribunal Federal. O autor da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental foi o PSB, partido que faz oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB). A divulgação deveria acontecer, na opinião da agremiação, dentro de cinco dias. Atualizado às 18h07
O partido do ex-governador Rodrigo Rollemberg pede que o STF que determine ao governo do Distrito Federal ampla divulgação de plano de imunização da Covid-19 no DF. O Misto Brasília solicitou informações por e-mail à Secretaria da Saúde e ao Palácio do Buriti informações sobre o plano. O governador condicionou a apresentação do plano distrital ao plano de vacinação do governo federal, o que aconteceu oficialmente hoje (16). Há pouco, a Secretaria da Saúde informou o seguinte: “A Secretaria de Saúde está concluindo seu plano da vacina para a Covid-19. Assim que estiver pronto, será amplamente divulgado”.
Segundo o PSB, a Secretaria de Saúde do DF tem omitido questões centrais, como as tratativas para aquisição das vacinas, a existência de insumos para sua aplicação e o prazo para conclusão e divulgação ampla do plano de imunização, de acordo com relato da assessoria de imprensa do STF. Para a legenda, essas medidas são essenciais para o restabelecimento do bem-estar da população e para a retomada do crescimento econômico e da normalidade dos investimentos públicos e privados no DF.