O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), através de sua assessoria, confirmou que seu telefone celular foi clonado por golpistas. Os bandidos usaram o nome e a imagem do governador para obter dinheiro, mas segundo se informou, ninguém caiu no golpe. Os amigos e familiares do governador avisaram a Ibaneis que o número do celular tinha sido copiado.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil. Nesta semana, o deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos) também informou que o seu celular foi clonado por golpistas.
“Começaram a criar um grupo de política com pessoas da igreja em meu nome”, o distrital é ligado à Igreja Sara Nossa Terra, de acordo com o portal Metrópoles com base no boletim de ocorrências na polícia. O alerta teria vindo de dentro da própria Igreja, “A bispa Priscila Rodovalho, filha do bispo Rodovalho, descobriu e me alertou”, contou Delmasso.
Em janeiro de 2017, um home foi condenado por clonar o telefone do então governador do governador Rodrigo Rollemberg e de usar a linha para extorquir secretários. Jefferson Rodrigues Filho foi condenado pela 8ª Vara Criminal de Brasília. Em abril daquele ano, quatro parlamentares federais tiveram seus telefones copiados. Em 2018 houve uma onde de clonagem de telefones de políticos, golpe que voltou a ser aplicado em 2019 e 2020 com menor intensidade.