Apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram nesta quarta-feira (06) o Capitólio durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro, forçando a saída abrupta de parlamentares e a interrupção da cerimônia. Militantes que defendem Trump conseguiram romper diversas barricadas erguidas pela polícia, invadiram o prédio do Congresso e foram vistos em diversos pontos do edifício. Última atualização às 19h19. Veja fotos e um vídeo.
Ainda há centenas de manifestantes de Trump na frente do Congresso. Eles carregam bandeiras no gramado do prédio. Há pouco, foi anunciado que a Guarda Nacional será acionada para conter o protesto. Há pouco, o site do The New Times informou que enquanto os manifestantes pró-Trump invadiam o edifício do Capitólio, o prefeito de Washington Muriel Bowser emitiu um toque de recolher em toda a cidade a partir das 18h.
Ninguém está autorizado a andar ou dirigir em “qualquer rua, beco, parque ou outro espaço público” entre 18h e 6h, disse Bowser, uma democrata, no Twitter. Uma pessoa foi baleada dentro do Capitólio. O chefe do Departamento de Polícia Metropolitana de DC não forneceu imediatamente mais informações sobre a pessoa que foi baleada ou sobre o estado da pessoa. Um vídeo postado no Twitter parecia mostrar uma mulher sendo baleada dentro do Capitólio.
Segundo relatos da imprensa americana, um aviso sonoro começou a tocar no prédio enquanto os congressistas se preparavam para confirmar a vitória de Biden. “Ameaça externa de segurança”, dizia o aviso, acrescentando que ninguém deveria sair ou entrar no Capitólio. Jornalistas foram instruídos a permanecer no comitê de imprensa do Senado, e as portas foram fechadas. Alguns senadores e deputados depois foram vistos sendo retirados do edifício.
A invasão ocorreu depois que o vice-presidente Mike Pence se recusou a atender a um pedido de Trump para que bloqueasse a confirmação da vitória de Biden. Cabe ao vice-presidente do país presidir a sessão conjunta do Congresso na qual os votos do Colégio Eleitoral são contados e, ao final, anunciar quem foi o vencedor. Trump havia estimulado seus apoiadores a marchar em direção ao Congresso. Após a invasão do prédio, ele solicitou, pelo Twitter, que agissem de forma pacífica, de acordo com a agência DW.




