Fiocruz também pede uso emergencial da vacina da AstraZeneca

Vacinação Itália União Europeia
Vacina da CoronaVac está sendo aplicada no pessoal da saúde/Arquivo/Corriere de La Sera
Compartilhe:

No final desta manhã, a Anvisa também recebeu um pedido de uso emergencial para uso da vacina AstraZeca, produzida pela Universidade de Oxford e no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pela manhã, a mesma agência confirmou que o Instituto Butantan pediu o uso emergencial para a vacina de origem chinesa.

A notícia traz um pouco de alento à população que sofre desde março do ano passado com a pandemia do novo coronavírus. Até ontem à noite, mais de 200 mil brasileiros perderam a vida por conta da doença. Até agora, 43 países já começaram a vacinação, a maioria com renda maior que a maioria dos países do Planeta.

Em nota divulgada há pouco, a Agência de Vigilância informou que o encontro realizado por teleconferência tratou do andamento das ações para que possa ser apresentado o pedido de uso emergencial da vacina contra o Covid-19, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Fiocruz. A atividade faz parte da troca de informações feita pela Anvisa e os laboratórios com estudos de vacinas para Covid-19 em desenvolvimento no Brasil.

Enquanto isso, hoje pela manhã, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida cautelar impedindo que o governo federal requisite seringas e agulhas compradas pelo governo João Doria (PSDB), destinadas à execução do plano estadual de imunização de São Paulo. “A incúria do Governo Federal não pode penalizar a diligência da Administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”, escreveu o ministro na despacho dado na manhã desta sexta-feira, 8.

Lewandowski determinou ainda, caso os materiais adquiridos pelo governo paulista já tenham sido entregues, que a União devolva os insumos, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas