Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina no DF

Coronavírus máscaras
Enquanto a vacinação vai a passos de tartaruga, hospitais ficam lotados de pacientes/Arquivo
Compartilhe:

Médicos, enfermeiros e pessoas responsáveis pelo transporte e alimentação de pacientes, pela limpeza dos espaços serão os primeiros a serem vacinados a partir de quarta-feira no Distrito Federal. O atendimento será das 7h às 21h, em 12 dias. A segunda dose será aplicada após 21 dias da primeira.

“Os dez primeiros dias estão reservados para servidores e colaboradores, o dia seguinte para os terceirizados e o último dia para possíveis retardatários”, detalha o superintendente do HB, Lucas Seixas. O governo distrital pretende imunizar 678.750 pessoas, das quais 265.271 idosos com idade entre 60 e 74 anos.

Treinamento começa nesta segunda-feira para a vacinação no DF contra a Covid

Para as demais pessoas que estão incluídas no primeiro grupo a ser vacinado, a Secretaria da Saúde avisa que do primeiro carregamento, há estrutura suficiente para ativar até 90 salas de vacinas e contará com 1,5 mil profissionais em todas as sete regiões de Saúde. As vacinas ficarão acondicionadas na Rede de Frio, responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição. Estão reservados 14m³ exclusivos para condicionar e aclimatar as vacinas contra a Covid-19.

Na sequência, seguem encaminhadas aos pontos escolhidos para cada fase da vacinação. Todo o traslado será feito por 60 viaturas com cabine dupla.

De acordo com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) o esquema de vacinação contemplará servidores, colaboradores celetistas e terceirizados. São de 9 mil pessoas que prestam serviços nas unidades administradas pelo instituto — o Hospital de Base (HB), no Hospital de Santa Maria (HRSM) e as unidades de pronto atendimento (UPAs) de Ceilândia, do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho.

O imunizante a ser oferecido e a quantidade de doses serão informados pela Secretaria de Saúde (SES), que aguarda definições do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição inicial. Logo após o recebimento dessas informações. “Estamos plenamente alinhados com o Plano Nacional de Imunização e com a Secretaria de Saúde para, dentro das normas estabelecidas pelos governos, oferecer a vacinação a nossas equipes”, afirma o presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas