DF deve receber 100 mil doses da vacina que chegou da Índia

Vacinação Covid-19
A variante Delta é mais agressiva e se tona dominante no mundo/Agência Brasil
Compartilhe:

As 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23). Depois de chegar em voo da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, onde chegou às 22h.

Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ainda não há uma informação oficial, mas pela estimativa da Secretaria da Saúde, o Distrito Federal deverá receber cerca de 100 mil doses dessa vacina.

O cálculo foi feito com base na distribuição anterior da CoronaVac que já está sendo administrada aos funcionários da rede pública e privada de saúde. Até ontem à noite, segundo o governo distrital, tinham sido imunizados com a primeira dose 15.134 pessoas.

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que 5% dessa primeira carga será encaminhada ao Amazonas, onde afirmou estar o “maior risco do país” em relação à covid-19.

“Damos prioridade neste momento para o estado do Amazonas, principalmente sua capital Manaus, que vive hoje uma situação realmente mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga vai ser destinada aonde está o maior risco do país que é em Manaus”, disse.

Transparência – A Secretaria de Saúde do DF disponibilizará um novo serviço de transparência, no qual será possível monitorar, por dia, a quantidade de vacinados contra a covid-19 no Distrito Federal.

O serviço já está disponível no portal Info Saúde-DF e na página da Secretaria de Saúde, e será atualizado, diariamente, a partir das 19 horas. O portal também trará a quantidade de vacinas distribuídas nas sete Regiões de Saúde do DF.

Ontem (22) começou a vacinação contra Covid-19 nos profissionais de saúde da rede privada. A primeira unidade foi a da Santa Lúcia Sul (Maria Auxiliadora), no Gama, onde foram destinadas 380 doses e no Hospital Santa Helena (Rede D’Or), que recebeu 303 doses da vacina.

A fisioterapeuta Gabriela Rocha trabalha na UTI Covid e disse que continuará se cuidando, mesmo após a vacina. “É extremamente importante vacinar os profissionais que estão na linha de frente, pois estamos colocando nossa vida em risco para salvar outras vidas. É o nosso compromisso. A vacina chega para nos dar um pouco de conforto e segurança”, avalia. (Com as agências Brasil e Brasília e secretaria)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Bastidores da Educação

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas