A Neoenergia informou no início da tarde desta quinta-feira (28), que em breve vai apresentar o plano de negócio para a CEB Distribuição. O grupo – através da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) -, arrematou na Bolsa de Valores de São Paulo a empresa estatal do Distrito Federal no início de dezembro por R$ 2,515 bilhões. A transferência da companhia do governo distrital pode acontecer em março.
O processo de mudança de controle acionário ainda não foi consolidado, segundo nota enviada ao Misto Brasília. Na segunda-feira (25), foi negado pelo Supremo Tribunal Federal um pedido para suspensão da venda da companhia estatal. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Urbanitários e publicado ontem pelo diário oficial do STF.
Ontem (27) foi publicado no Diário Oficial da União, o despacho 154, assinado no último dia 22 por Maria Luiza Ferreira Caldwell. No documento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concorda previamente com a operação de transferência de controle societário direto da CEB Distribuição S.A. O prazo para implementação da operação é de até 120 dias, a contar da data de publicação do despacho.
A Neoernegia é uma companhia de capital aberto, sendo parte do grupo espanhol Iberdrola e atua no Brasil desde 1997. Segundo o site da empresa, ela está em 18 estados. As suas distribuidoras são a Ceolba (Bahia), Celpe (Pernambuco), Coern (Rio Grande do Norte) e Elektro (São Paulo e Mato Grosso do Sul).
Nota da Neoenergia
A Neoenergia informa que irá se pronunciar publicamente após a consolidação do processo de mudança de controle acionário. No momento oportuno, a empresa apresentará o plano de negócio para a distribuidora.
Nota da Aneel
A anuência foi publicada na Seção I do Diário Oficial da União de ontem e pode ser consultada também em nossa Biblioteca Virtual. Segue link para acessar o despacho
Nota da CEB
O leilão foi homologado e adjudicado à Bahia Energia do grupo Neoenergia, e aprovado pelo CADE. Agencia Reguladora (Aneel) deu anuência prévia para a venda da Distribuidora, em decisão publicada ontem (27/01). Após essa etapa, serão feitos os ajustes previstos no edital. Em seguida, será agendada data de assinatura de compra e venda da distribuidora.