A Espanha e Portugal restabeleceram temporariamente os controles na fronteira interna terrestre à 1 hora deste domingo (31) até 10 de fevereiro, período durante o qual a entrada só será permitida por motivos de trabalho ou para visita de cônjuges ou companheiros, e de residentes ou estudantes, entre outras. A medida faz parte da recomendação europeia de restringir a livre circulação de cidadãos devido à pandemia.
Na Espanha, o coronavírus continua a desacelerar a velocidade de propagação que ocorreu após as férias de Natal, embora aquela desaceleração que começou esta semana e que este sábado continua em várias comunidades passe despercebida em hospitais ou UTIs , que passaram neste sábado mais um dia contra as cordas. Catalunha, Galiza, País Basco, Andaluzia, Madrid, Murcia ou La Rioja foram algumas das comunidades que viram aumentar a pressão nestas unidades de cuidados intensivos.
Este domingo também marca o ano do primeiro positivo para coronavírus na Espanha , o de um turista alemão na ilha de La Gomera. Doze meses depois, o país ainda está atolado na pandemia, embora os dados possam indicar que esta terceira onda do vírus está em fase de estabilização.