A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem cinco dias para enviar, ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, informações detalhadas sobre a vacinação contra a Covid-19. Na sessão virtual de ontem, o plenário também autorizou o corpo técnico do TCDF a realizar inspeção na secretaria e onde mais for necessário para apurar “as reais condições em que está ocorrendo a aplicação das doses da vacina”, segundo informou hoje a assessoria de imprensa da corte.
Na fiscalização, o TCDF vai analisar as atuais condições de refrigeração das unidades de saúde que receberão vacina; a plena aderência do Plano de Vacinação anunciado; e o correto dimensionamento e aquisição de insumos necessários para essa atividade.
Desde o fim de janeiro, o Tribunal analisa o plano estratégico e operacional de vacinação elaborado pela Secretaria de Saúde. No mesmo processo, a Corte recebeu uma representação em que são apontados questionamentos como a falta de vacinas para imunizar os profissionais de saúde, além de denúncias de irregularidades envolvendo suposto descompasso com o Plano e a imunização de pessoas que “furaram a fila”, assim como falha na organização das pessoas que seriam vacinadas.