Texto de Johny Braga
Quem tem 79 anos ou mais poderá se vacinar contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (09), no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para a população nesta faixa etária. O número esperado é de 6.170 pessoas. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF, na tarde desta segunda-feira (8). Veja o infográfico com os locais de vacinação logo abaixo do texto.
Para atender o grupo, serão reabertos dois pontos de drive-thru – no Parque da Cidade, estacionamento 13, e no Shopping Iguatemi. Eles se juntam às 30 unidades básicas de saúde que já ofereciam o serviço, a policlínica do Lago Sul e as quadras poliesportivas do Paranoá e Itapoã. O drive-thru da Unieuro também não foi desativado e funcionará normalmente. Os drive-thrus funcionarão das 9 às 17 horas e as demais salas de vacina das 8 às 17 horas.
A pasta previa abrir a vacinação, nesta semana, para pessoas com 75 anos ou mais. No entanto, não recebeu um quantitativo de doses da vacina CoronaVac suficiente para atender a população destas faixas etárias estimada em mais de 38 mil pessoas. O Ministério da Saúde enviou 37,4 mil doses da CoronaVac no domingo (07), e metade desse estoque será reservado para aplicação da segunda dose. Além disso, 5% da remessa fica estocada para suprir eventuais perdas.
Continuam sendo vacinados profissionais da área de saúde da linha de frente, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados, indígenas, pacientes de AD2 e AD3 e cuidadores – 1 por paciente -, e servidores da rede pública). Até às 19 horas de hoje, o DF já havia vacinado 101.133 pessoas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e Covishield. A aplicação da segunda começou nesta segunda-feira (8) e, até o momento, 466 pessoas já foram vacinadas.
(Johny Braga trabalha na Agência Saúde)