Variante britânica da Covid-19 já circula no Distrito Federal

Máscara ex-jogadora de vôlei Maria Isabel
Uso da máscara é uma boa maneira para evitar a transmissão do Covid-19, que em muitos casos é mortal/Arquivo
Compartilhe:

As autoridades sanitárias do Distrito Federal confirmaram que a variante britânica da Covid-19 já circula no Distrito Federal. A cepa que é mais contagiosa que circula desde março do ano passado, foi identificada na Valparaíso de Goiás e Luziânia, no Entorno da capital. com esta informação, é necessário tomar mais cuidados com as medidas de prevenção, como uso de máscara de proteção facial, isolamento e distanciamento social e sempre lavar as mãos ou usar o álcool em gel ou 70%.

A cepa britânica, chamada de B.1.1.7, foi identificada em uma das 11 amostras de genoma do vírus enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O dado consta no Demonstrativo de Linhagens e Genomas Sars-CoV-2, e foi identificada em uma das 11 amostras enviadas à instituição.

. A Secretaria de Saúde do DF informou, segundo o Correio Braziliense, que monitora todos os casos registrados na cidade, porém, até o momento, “não houve devolutiva com confirmação de sequenciamento com outra variante da covid-19”, de acordo com a infectologista Valéria Paes.

A situação é mais preocupante porque a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais da rede pública estão em 90%. “Precisamos focar na prevenção. Distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel. Tudo isso diminui a circulação do vírus e a probabilidade de surgimento de mais mutações, o que é importante especialmente durante a vacinação”, frisa.

A vacinação contra a Covid-19, no Distrito Federal será retomado nesta quarta-feira (17), às14 horas. A imunização será feita em idosos com 79 anos ou mais e quem já pode tomar a segunda dose.

Segundo uma nota da Secretaria de Saúde do DF está sendo adotada ”cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, justamente por entender a dificuldade da obtenção de doses de vacina neste momento, e também da prioridade estratégica em garantir a segunda dose da imunização contra a doença”.

Nas últimas 24 horas, o DF registrou 11 mortes e 561 novos casos da doença. O total de óbitos chega a 4.708, e os infectados somam 286.137. O boletim da Secretaria da Saúde informou que 276.503 pessoas estão recuperadas – 96,5% do total de diagnosticados.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas