Texto de Flávio Botelho
A força-tarefa do governo distrital para fiscalizar aglomerações no Carnaval realizou 444 vistorias em estabelecimentos comerciais entre a noite de sexta passada (12) e a madrugada de ontem (17). Destes, 37 (8,3%) foram interditados por infrações diversas, além de sete grandes festas, cujos responsáveis foram multados em R$ 20 mil cada. Outras 38 multas e quatro notificações foram aplicadas por descumprimento de normas sanitárias.
Nos seis dias de operação, a Polícia Militar do Distrito Federal não efetuou nenhuma prisão por desacato ou resistência às determinações de segurança sanitária.
Entre terça-feira e quarta-feira foram realizadas 106 vistorias pelas equipes da força-tarefa, que interditou quatro estabelecimentos comerciais e aplicou três multas. O decreto 41.789/21, que proíbe festas, eventos ou blocos de Carnaval no DF, está válido no período de 12 a 21 de fevereiro.
O secretário do DF Legal da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística, Cristiano Mangueira, destaca a força do trabalho em conjunto realizado entre os órgãos envolvidos. “Seguimos a diretriz do governador de que o governo é um só. O bom resultado foi possível pelo esforço integrado com os órgãos de fiscalização e forças de segurança, usando as instituições como parceiras. Nessa integração entre governo, instituições e sociedade, todos ganham”, afirma.
(Flávio Botelho trabalha na Agência Brasília)