Em menos de duas horas após a publicação do decreto que oficializa o lockdown no Distrito Federal, o governado Ibaneis Rocha (MDB) decidiu antecipar as restrições de segunda-feira (01) para a meia noite desta sexta-feira (26). As regras estabelecidas no decreto (veja logo abaixo) continuam sendo as mesmas. Atualizado às 18h02
O lockdown será total. De acordo com a CBN, as restrições valem para todas as atividades o dia inteiro e não somente das 20h às 5h como previa o decreto anterior. O fechamento valerá inclusive para escolas particulares. A emissora disse que apenas alguns serviços essenciais vão funcionar. A lista vai ser divulgada ainda hoje.
O decreto com mais detalhes da nova restrição deve ser publicado no Diário Oficial do DF ainda nesta sexta-feira.
Veja a edição extra do Diário Oficial do DF com o decreto do governador
A antecipação leva em conta a situação da ocupação dos leitos de UTIs da rede pública e privada. Ontem, a ocupação era de em torno de 92%. Hoje, o índice chega a quase na totalidade. Neste momento há apenas um leito vago na rede pública de saúde. O aumento dos casos assustou as autoridades sanitárias e pela velocidade de transmissão do vírus.
Ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu que as novas cepas triplicam o contágio. Em todo o Brasil os gestores públicos estão adotando restrições.