O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, voltou a se manifestar há pouco sobre o colapso na rede pública de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus. Para atender a crescente demanda de pacientes infectados pelo Covid-19, o governador disse que estuda a abertura de leitos em hoteis, mas não explicou como isso irá funcionar.
“A culpa do que está acontecendo no comércio é daqueles que se aglomeram, tratam de forma irresponsável. Hoje mesmo um sócio do meu escritório – que estou licenciado – perdeu o pai por uma complicação após Covid. Estamos em luto! A doença está muito próxima de todos nós”.
No Twitter, Ibaneis escreveu que o índice de transmissibilidade chegou a índices alarmantes. “A cada 100 contaminados, eles contaminam outros 135. O isolamento subiu pouco, apenas 5% mesmo com o lockdown. Então, infelizmente, se não tivermos a colaboração da população teremos uma situação muito ruim”.
Ibaneis também comentou sobre as novas cepas do Covid-19 que está circulando entre a população do DF. As novas variantes foram confirmadas ontem à noite pelo Laboratório Central, mas o órgão já saberia dessas cepas há cerca de um mês. São cepas com um índice de transmissão maior e também geram uma internação e uma recuperação mais demoradas. Nós precisamos contar com o público jovem no combate a esse vírus porque se continuarem desrespeitando o isolamento, a situação vai ficar mais e mais grave”.