Texto de Gilmar Corrêa
Dia desses assisti a um vídeo de Tom Cavalcanti, que leu um texto do filósofo Mário Cortella. Na narrativa, o humorista dizia que ninguém é responsável pelo vírus ou pandemia. O vídeo circulou pelos grupos de whatsApp, provavelmente numa tentativa de blindar gestores públicos e políticos da grave situação em que nos metemos.
Cortella e Cavalcanti talvez tenham alguma razão na questão inicial dessa tragédia da peste, mas na sequência podemos apontar o dedo para muitos irresponsáveis que não cumprem seu papel de governante (Em tempo – depois se descobriu que o texto lido pelo Tom não é do Cortella. Texto fake).
Sim, claro, nós também temos um papel nessa crise e mortes sem precedentes na História da Humanidade. O coletivo depende do individual e, nesse particular, devemos tomar todos os cuidados para não transmitir e nem sermos contaminados pelo vírus.
A pandemia foi politizada desde o início, aqui no Brasil e em vários países. A Inglaterra sentiu na pele a primeira onda. Imediatamente, modou o discurso. E hoje o país é exemplo para a Europa nas campanhas de imunização. Os Estados Unidos também. Em 50 dias, já vacinaram quase 100 milhões de pessoas.
Hoje, o Brasil é o péssimo exemplo. Aqui, podemos criar uma variante poderosa e até mesmo um novo Covid-19. Já pensou? Um novo Covid mais poderoso e mortal? Isso pode acontecer se não corrermos rápido, mas muito rápido, na vacinação de nossa gente.
É o que dizem especialistas mundiais (eu disse especialistas mesmo!) que monitoram todos os dias, com olho no microscópio e nas estatísticas, o comportamento dessa mortal doença. Veja esses links da BBC do Canaltech ou do OlharDigital.
Vamos parar de mimimi. Vamos parar de falar em cloroquina. Vamos parar de conversa fiada. O momento é grave, muito grave. Não adianta querer ganhar no grito. É preciso juntar esforços, imediata e urgentemente, para reduzir e parar com essa trágica situação.
Você, que acha que o vírus só bate na porta do vizinho, tome cuidado. Você, que acha que essa tragédia é coisa da imprensa imprestável e manipuladora, olhe para os hospitais e para as UPAs de sua cidade. Olhe para o que está acontecendo. Gente morrendo sem assistência, sem equipamentos e sem oxigênio médico.
Pare de achar que essa pandemia é uma conspiração para acabar com o mundo ou que é coisa de comunista. Reflita. Veja o que está acontecendo com o mundo.
Precisamos da vacina. Faça pressão junto ao vereador, ao prefeito, ao governador, o parlamentar estadual e federal e ao presidente. Vá às redes sociais e fale sobre a vacina, sobre o necessário isolamento social.
É preciso parar para recomeçar, para que mais cedo a gente acabe com este pesadelo da peste.