A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu nesta quinta-feira (18) que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford é “segura e eficiente”. O anúncio ocorreu após uma ampla análise sobre a possibilidade do surgimento de coágulos sanguíneos em vacinados.
A diretora da agência, Emer Cooke, disse que o comitê que examinou o medicamento chegou a uma “conclusão científica clara“. “Esta é uma vacina segura e eficiente. É benéfica em proteger pessoas da covid-19 e dos riscos associados de morte e hospitalização, e supera os possíveis riscos.”
Nos últimos dias, autoridades em diversos países relataram o surgimento de coágulos em algumas pessoas vacinadas com o imunizante, o que levou vários governos europeus, incluindo Alemanha, França e Itália, a suspenderem a aplicação da vacina. A medida resultou em atrasos nas campanhas de imunização no continente, que já enfrentavam dificuldades. A vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com Oxford foi aprovada pela EMA em janeiro. (Da DW)