Na segunda-feira (22) o Distrito Federal deverá começar a imunizar as pessoas com 69 e 70 anos, segundo informou esta tarde o governador Ibaneis Rocha (MDB). No mesmo dia, começa a imunização das pessoas com idade entre 70 e 71 anos, conforme estava previsto desde esta semana. A ampliação do grupo na nova faixa etária é por conta da garantia na distribuição de vacinas. Por enquanto não há um comunicado do governo sobre esta iminização.
Na segunda-feira, também começam a ser imunizados com a vacina CoronaVac (Instituto Butantan), os novos profissionais da saúde que estão na frente de combate à pandemia da Covid-19. São os profissionais que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto Médico Legal.
A Secretaria da Saúde confirmou esta tarde que comprou emergencialmente, 77 mil aventais (capotes), 367.300 luvas de procedimentos e 18.360 luvas de cirúrgicas (EPI). A distribuição aos hospitais da rede já foi iniciada, segundo a assessoria de imprensa da pasta. O DF ainda aguarda o recebimento de 250 mil aventais e 1 milhão de luvas para os próximos dias.
Hoje (20), a secretaria registrou 1.740 novos casos do novo coronavírus, elevando o total de infectados no DF a 327.822. Com mais 34 mortes notificadas, são 5.355 óbitos desde o início da pandemia. Todas as mortes registradas aconteceram neste mês, quais quais 20 entre ontem e este sábado. Sete das 34 vítimas não apresentavam nenhum tipo de comorbidade. O Brasil registrou neste sábado 2.438 mortes pela peste.
Uma das mortes suspeitas provocadas pela Covid-19 é do 1º sargento da reserva remunerada da Polícia Militar Wesley Pereira de Andrade. A família informou que ele estava internado no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama. Caso seja comprovada a causa da morte, a PMDF registra oito policiais da ativa e da reserva mortos em decorrência da doença em apenas uma semana.
Taxa de ocupação nos hospitais – Na tarde de hoje, de acordo com informações da Secretaria da saúde, a ocupação de leitos nas Unidades de Tratamento intensivo (UTI) era de 97,93%. O relatório é do início da tarde. Na rede pública de saúde, 379 leitos estão ocupados e oito vagos. Entre os disponíveis, três são neonatais e cinco adultos, não havendo nenhuma UTI pediátrica livre. Outros 21 estão aguardando liberação e um leito está bloqueado.
Aulas continuam nas escolas privadas – O decreto do governo do Distrito Federal que manteve as aulas na rede particular de ensino continua de pé. A 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal manteve o dispositivo. A decisão foi divulgada hoje, mas foi assinada na sexta-feira (19) pelo juiz Roque Fabrício Antônio de Oliveira Viel. Ele indeferiu a liminar solicitada pelo advogado Eduardo Henrique de Almeida Bezerra, que pedia para suspender o Decreto nº 41.869/2021, publicado no dia 5 de março.