Uma nova explosão no número de casos de Covid-19 levou neste fim de semana vários países da Europa a retomarem medidas de restrições, em meio à crescente frustração da população com o avanço lento da vacinação.
França e Itália confinaram novamente grande parte de sua população, enquanto a Alemanha, há meses em lockdown, deve anunciar nesta segunda-feira (22) a suspensão da reabertura tímida que tentava levar adiante. Segundo o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, uma agência da União Europeia, 20 países do bloco enfrentam atualmente uma escalada no número de casos. Destes, 15 estão com as UTIs a cada dia mais cheias.
Em três semanas, a incidência de infecções por Covid-19 subiu em média mais de 34% nos países, o que é atribuído ao avanço de novas variantes da doença, como a britânica. Nos países do bloco europeu, em média apenas 10% da população recebeu uma primeira dose da vacina. Totalmente vacinados, foram até o início deste domingo apenas 4,5% da população do bloco.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para a necessidade de não afrouxar medidas de confinamento. E especialistas dizem que a vacinação, no estágio em que se encontra, não será suficiente para evitar mais uma onda de Covid. (Da DW)