O símbolo máximo da nação brasileira virou um trapo no alto do mastro especial da Praça dos três Poderes, local que reúne a sede do Executivo, do Legislativo e do judiciário. No alto do pavilhão nacional, a bandeira brasileira tremula rasgada em diferentes partes. A bandeira que representa o Brasil e os estados para os brasileiros e para as demais nações do mundo, está neste estado deplorável e de desleixo há vários dias.
O monumento nacional de 84 metros que segura a bandeira foi inaugurado em 1972. É formado por 24 barras e na parte superior de 14 metros sustenta a bandeira. Pelo tamanho do monumento e da bandeira nacional, é possível serem vistos a grande distância.
A Lei 5.700/71 determina a presença perene de uma bandeira nacional. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta é a maior bandeira hasteada do mundo medindo 286 metros quadrados. Pesa pesa cerca de 60 quilos e é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene.
A substituição da bandeira na Esplanada dos Ministérios está prevista pela mesma lei, em seu artigo 12. “A Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes de Brasília, no Distrito Federal, como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. A troca é feita por soldados do Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar do Distrito Federal.