Os conselheiros tutelares, agentes do socioeducativo e funerários e fiscais do Procon terão prioridade na vacinação contra a Covid-19. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto vai se reunir com conselhos profissionais de saúde para tratar do calendário de vacinação. A informação foi dada ontem numa entrevista coletiva no Palácio do Buriti patrocinada por autoridades distritais.
São trabalhadores de clínicas, laboratórios, funerárias, farmácias e funcionários do Instituto Médico Legal (IML). A imunização será possível com a chegada de 84.590 doses ao DF no sábado sábado (20).
“São funcionários que estão diretamente envolvidos com pessoas e situações delicadas, que exige proximidade e até contato. Contudo, diante da pandemia, priorizar estes grupos é mostrar respeito a vida humana e isso o GDF tem feito constantemente”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “O governador já determinou a inclusão dos grupos prioritários”, informou o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. No grupo de agentes policiais civis e militares estão incluídos cerca de 17 mil pessoas.
O índice de isolamento social da população do Distrito Federal subiu para 45% no fim de semana. Dessa forma, a taxa de transmissão ficou estável na última semana, variando de 0,97 a 1,01. O número de casos diários também caiu: passou de 1.827 para 1.194.
O secretário de Saúde afirmou que os hospitais particulares abriram 10 leitos no fim de semana para atender pacientes com Covid-19. “Há uma demanda muito grande por vagas, quer seja de enfermaria ou de UTI”.
Sobre as medidas restritivas, o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, ressaltou que 97% dos estabelecimentos comerciais observam os decretos editados pelo governador Ibaneis Rocha e os que infringem as normas têm sido alvos de atuação. Entre sexta-feira (19) a domingo (21), a força-tarefa interditou 85 estabelecimentos e aplicou 70 multas.