Depois de manifestações que iniciaram à tarde e terminaram à noite ontem (22), em Luziânia, a noite de hoje apresenta ruas desertas e com um forte aparato policial especialmente na região da prefeitura. O toque de recolher começou a vigor a partir das 20 horas com o decreto assinado pelo prefeito Diego Sorgato (DEM), que acompanha um decreto assinado na semana passada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). Atualizado às 21h16
Em todas as cidades do Entorno do Distrito Federal decretos que restringem as atividades econômicas estão em vigor. Em Águas Lindas de Goiás, um decreto que determina o fechamento do comércio tem vigência de uma semana. O prefeito de Luziânia e os demais gestores públicos tem ficado em silêncio nas redes sociais desde a última aparição no domingo à noite, quando anunciaram que iriam acompanhar o decreto estadual.
Em Valparaíso de Goiás, a prefeitura promete exercer uma fiscalização séria. Hoje (23) informou que serão checados o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e aferição de temperatura dos clientes nos comércios abertos e também o distanciamento social. Também será fiscalizado os horários de funcionamento do comércio. As medidas tem validade de 14 dias, mas serão avaliadas nos próximos sete. E nesta quarta-feira será retomada a vacinação e o público será da faixa etária de 65 a 69 anos.
Em Santo Antonio do Descoberto, foi realizada no início da noite a fiscalização de ônibus. Segundo informou a prefeitura, é em cumprimento ao decreto municipal. Nesta terça-feira, foram recebidos 15 cilindros para o Hospital Municipal. “Aguardamos o recebimento de mais cilindros nas próximas horas”, informou o prefeito Aleandro Caldato.
Em Águas Lindas de Goiás, os supermercados só podem vender produtos essenciais, segundo o decreto da prefeitura (veja quadro abaixo). E também somente um membro de uma família pode entrar nas lojas. O novo decreto entrou em vigor nesta terça-feira.
Esta manhã, o governador Ronaldo Caiado foi vacinado contra a Covid-19. “Vocês não têm ideia do quanto essa vacina representa e quanta esperança e força ela nos traz”, disse ele. O governador pediu à população que siga “os protocolos, se protejam e, tenham certeza: a sua hora de receber a vacina vai chegar”.