As 200 empresas de locação de veículos que atuam no Distrito Federal emplacaram no ano passado, 1.673 automóveis e comerciais leves. A frota total do setor, que soma as unidades compradas com veículos seminovos já disponíveis, chegou em 5.832 no DF, um aumento de 2,5% em relação a 2019.
A informação é do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, organizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Das 200 locadoras ativas, 156 alugam veículos sem motorista, enquanto 44 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de 1.141 empregos diretos.
O ranking das montadoras traz a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no topo da participação na frota total, com 24,8%, seguida pela Volkswagen com 20,2%. A General Motors vem em terceiro lugar com 15,7%, com a Renault (10,9%) e Toyota (10,8%), completando a lista das cinco montadoras com mais modelos na frota total do setor de aluguel de veículos no DF.
No país como um todo, apesar da pandemia ter impactado o segmento, o setor de locação de veículos ultrapassou a marca de 1 milhão de automóveis. “A preocupação de que não haja carros suficientes para a renovação da frota persiste, inclusive, para este ano de 2021”, analisa o presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior.


