Ainda nesta quarta-feira (31) deve ter uma decisão final sobre a determinação da juíza da 3a. Vara Federal Cível do Distrito Federal, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, de fechar novamente parte do comércio. O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem que ser avisado oficialmente da decisão, anunciada ontem à noite. Ibaneis disse que assim que receber a notificação, vai recorrer da determinação judicial através da Procuradoria-Geral.
DF bate recorde de mortes desde o início da pandemia
Na noite passada, a Federação do Comércio do DF calculou que cerca de 500 lojas devem ser atingidas pela medida. O cálculo foi feito pelo presidente da entidade, José Aparecido da Costa Freire. Ele afirmou que o comércio não tem mais condições de suportar um novo fechamento em razão de problemas financeiros.
A decisão da juíza determina que o governo distrital retome as medidas de enfrentamento contra a Cavid-19 a partir de hoje. As restrições, que tinham sido suspensas nesta segunda-feira, devem voltar até que a ocupação de leitos de UTI dos hospitais públicos e privados fique entre 80% e 85% e a lista de espera deve ser menos de 100 pacientes. Hoje, a média de ocupação é de 97% e a lista ultrapassa a 200 nomes, variando esta lista diariamente.