O Distrito Federal começa a vacinar no sábado (03), as pessoas com 66 anos completos e continua com a imunização contra a Covid-19 para as pessoas com idade superior a essa faixa etária. De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), que anunciou a informação, “nosso objetivo é manter o forte ritmo de vacinação”. No feriado, no sábado e no domingo, a vacinação vai acontecer apenas nos drive-thrus.
Hoje, o Ministério da Saúde informou que o DF vai receber amanhã (02), 116 mil doses de vacina da CoronaVac de um total de 9,1 milhões destinadas aos demais entes federados. Pala manhã, Ibaneis falou em 100 mil doses, mas essa quantidade será destinada para a aplicação da segunda etapa, ou seja, vai atender as pessoas que receberam a primeira imunização. “Diante desse fato, estamos buscando alternativas para não interromper a vacinação por faixa etária, redimensionando o pequeno estoque que ainda temos”.
“Meu planejamento era vacinar também o público de 65 anos, mas teremos que esperar por uma nova remessa de imunizantes. Espero que o @minsaude possa liberar uma nova remessa o mais breve possível”, escreveu o governador no Twitter.
Horários especiais neste feriado na Saúde – No feriado de Sexta-feira da Paixão, alguns serviços da Secretaria de Saúde não irão funcionar. Alguns retornam no sábado (3) e outros na segunda-feira (5), informou a assessoria da pasta.
Unidades básicas de saúde e ambulatórios – Nesta sexta-feira (2), as unidades básicas de saúde (UBS) e os ambulatórios dos hospitais estarão fechados devido ao feriado. Os serviços públicos de saúde voltarão a funcionar normalmente no sábado (3 – UBSs que abrem habitualmente aos sábados) e na segunda-feira (5 – ambulatórios).
Farmácias de alto custo – As três farmácias de alto custo não abrirão nesta sexta. No sábado, o funcionamento será até o meio-dia.
Emergências e unidades de pronto-atendimento – Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.
Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também estarão fechados nesta sexta-feira. As exceções são os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas por dia. Os outros Caps, dos tipos I e II, estarão fechados e retornam com atendimento na segunda-feira (5).
Hemocentro – A Fundação Hemocentro de Brasília informa que, na Páscoa, não haverá atendimento na Sexta-feira da Paixão. No sábado (3), o funcionamento é normal, das 7h às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos.
O agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, e pode ser feito pela internet ou por telefone.