O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi convidado formalmente hoje (07) para assinar a ficha de filiação no Podemos. Nesta tarde, ele manteve uma reunião com parlamentares na Liderança do partido na Câmara dos Deputados. O convite foi feito pela presidente do partido, a deputada Renata Abreu (SP), que é uma “amiga de longa data”, segundo o próprio Mandetta.
O ex-deputado federal pelo Mato Grosso do Sul tem sido lembrado com frequência para concorrer às eleições presidenciais em 2022. De passagem pelo Salão Verde da Câmara, Mandetta observou ao Misto Brasília que “tem muita água para correr em baixo dessa ponte”, se referindo a possibilidade de ser candidato ao Palácio do Planalto.
Atualmente filiado ao Democratas, o ex-ministro também pode concorrer ao governo sul-matogrossense nas próximas eleições, mas seu nome pode impulsionar o movimento político de centro para contrapor candidaturas como a de Jair Bolsonaro (sem partido) ou a de Lula da Silva (PT). Nesta quarta-feira Mandetta não comentou sobre o assunto, pois como ele mesmo falou, ainda é cedo para se posicionar como um possível pré-candidato.
Mandetta foi ministro da Saúde no governo Bolsonaro e caiu em desgraça após confrontar Jair Bolsonaro, que sempre negou a pandemia da Covid-19. Ele foi demitido depois de 16 meses no cargo ao enfrentar o negacionismo na peste. Médico por formação, o ex-ministro queria uma abordagem mais técnica e científica para enfrentar a doença, que ontem bateu recorde em mortes de brasileiros.