Presidente do Senado considera “equivocada” decisão sobre CPI

Senador Rodrigo Pacheco Misto Brasília
Rodrigo Pacheco é o atual presidente do Senado e do Congresso/Arquivo
Compartilhe:

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse há pouco que vai cumprir a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, que obrigou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. Barroso concedeu liminar em mandado de segurança apresentado no mês passado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e liberou o tema para julgamento colegiado imediatamente no plenário virtual do STF.

O Misto Brasília transmitiu ao vivo a declaração de Rodrigo Pacheco – veja na homepage do site

Pacheco considerou a decisão do ministro “equivocada“, porque na opinião dele vai antecipar uma discussão política que remete às eleições de 2022. Ele concorda que foram tomadas uma série de decisões erradas ao longo da pandemia, mas não quis mencionar nomes quando questionado pelos jornalistas. “Agora é o momento de aparar arestas”, acredita.

“Será o único órgão a funcionar no Congresso Nacional  presencialmente”. Para o presidente do Senado, a CPI da Covid pode ser o “coroamento do insucesso nacional contra a pandemia”. O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes, informou que “ainda esperamos uma orientação do presidente [do Senado, Rodrigo Pacheco] para saber quais providências serão tomadas”. Na próxima semana deve ser lido o requerimento para a instalação da CPI e depois os líderes de cada bancada devem indicar os seus integrantes.
O líder do Podemos, senador Álvaro Dias (PR), considerou “correta” a decisão do ministro. “O STF já foi provocado outras vezes, e firmou jurisprudência em relação ao direito da minoria de instalar CPIs e fiscalizar atos do Executivo. O plenário do STF deve confirmar a decisão”.

 

 

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas