O vice-presidente Hamilton Mourão não quis comentar a divulgação do telefonema entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Ao chegar ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (12) disse aos jornalistas : “Não vejo nada de mais, não de uma conversa”.
Durante a chamada, Bolsonaro afirmou ter receio de que o relatório da CPI da Covid seja “sacana“, e pediu investigação não só do governo federal, mas também de governadores e prefeitos. O senador respondeu que iria se esforçar, publicou o SBTNews.
Kajuru pede em gravação nota 10 ao presidente Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Senado abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a condução do governo federal na pandemia de Covid-19. No entanto, alguns parlamentares pedem que a CPI também investigue a atuação de estados e municípios.
Um dos parlamentares que está colhendo assinaturas para que governadores e prefeitos sejam investigadas é o senador Eduardo Girão (Podemos – CE). “Muitos colegas têm me ligado desde sexta-feira (10), e faltam apenas nove assinaturas. Eu acredito que ainda neste domingo (11), a gente possa superar o número mínimo de 27 assinaturas para abertura de uma CPI mais ampla”.
Eduardo Girão defende que a CPI da Covid englobe estados e municípios para ser mais “justa”. “Uma CPI mais justa e que eu acredito que vá trazer todos os dados para o povo brasileiro fazer o seu julgamento”, segundo a CNN Brasil.
Ontem à noite, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), afirmou que “Bolsonaro não tem moral para cobrar nada e nunca falei com ele sobre CPI. Ele trabalhou contra os pedidos de impeachment de ministros e a CPI da Toga. Em mais de dois anos, nem ele nem sua base, inclusive seu filho, tiveram essa coragem. A bravura deles só existe nas redes sociais”.