O governo francês anunciou nesta terça-feira (13) a suspensão de todos os voos procedentes do Brasil devido ao agravamento da situação no país sul-americano e para tentar evitar a disseminação da variante brasileira do coronavírus, a chamada P.1.
“Observamos que a situação está piorando, e decidimos supender até nova ordem todos os voos entre Brasil e França”, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex, em um debate na Assembleia Nacional sobre medidas de controle da pandemia de Covid-19. Há um mês, o ministro da Saúde, Olivier Veran, afirmou que cerca de 6% dos casos de Covid-19 no país eram das variantes brasileira e sul-africana do coronavírus, mais contagiosas.
Embora a França tenha registrado relativamente poucos casos da P.1, a grave situação no Brasil – que vive seu pior momento da pandemia, em parte devido à nova cepa, segundo especialistas -, despertou alarme no país europeu.
Castex observou que os viajantes do Brasil já precisavam testar negativo para o vírus antes de sua partida e na chegada à França, e também fazer quarentena por dez dias. Mas há dias vários médicos franceses vinham pedindo que o governo interrompesse todo o tráfego aéreo com o Brasil. (Da DW)