O deputado federal José Carlos Schiavinato morreu, aos 66 anos, vítima da Covid-19. O político, do PP do Paraná, faleceu ontem à noite no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde estava internado havia 40 dias. O deputado é o primeiro parlamentar da Câmara a ter o óbito associado ao novo coronavírus.
O parlamentar já havia perdido a esposa para o coronavírus; Marlene Schiavinato morreu em 12 de março, aos 64 anos. “Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração para um dos homens que mais fez por Toledo e pela região. Assim que possível traremos mais informações para toda sociedade”, diz a mensagem nas redes sociais.
José Carlos Schiavinato estava no primeiro mandato na Câmara e foi prefeito da cidade paranaense de Toledo por duas vezes. Ele foi o primeiro deputado federal em exercício a falecer por causa do coronavírus. No Senado, três parlamentares já morreram: Major Olímpio, Arolde de Oliveira e José Maranhão.
Há pouco, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), escreveu no Twitter que “com pesar, recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato.Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados. Estão suspensos hoje todos os trabalhos em plenário e nas comissões. Minhas condolências aos familiares neste difícil momento”.