Ícone do site Misto Brasil

Justiça federal manda vacinar os professores de Manaus

Sala de aula DF Misto Brasília

O projeto aprovado prevê a instalação de câmeras nas salas de aula/Arquivo

A juíza federal titular da 1ª Vara no Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe, determinou ao Ministério da Saúde que envie, imediatamente, 40 mil doses de vacina contra a Covid-19 para imunizar os professores da rede pública de Manaus. Na decisão, a magistrada afirma que a imunização deste grupo poderá antecipar o retorno às aulas presenciais e, com isso, milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social poderão ser beneficiadas.

“No dia 14 de abril, revelei a todos que a prefeitura solicitou, por meio da Procuradoria Geral do Município, uma autorização junto à Justiça Federal para iniciar a imunização de professores da rede municipal de ensino. Hoje temos essa decisão favorável e não vamos medir esforços quando essas vacinas chegarem para fazer um grande vacinaço”, disse o  prefeito de Manaus, David Almeida.

Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, mais de 5 mil profissionais da Educação já foram imunizados em Manaus. Aproximadamente 2,5 mil pelo estudo “CovacManaus” e 2.521 pelo cronograma de vacinação da prefeitura, atendendo aos critérios de idade ou comorbidade.

No Distrito Federal, o secretário da Educação, Leandro Cruz, falou sobre a imunização, mas não deu uma data para que isso ocorra. Na semana passada, a informação do governo distrital era que a vacinação poderia ser concluída em agosto. O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse também na semana passada que pretende iniciar as aulas presenciais até julho.

No Sindicato dos Professores, a informação é que o retorno só acontecerá se a vacinação atingir toda a categoria e também o pessoal de apoio nas escolas. Nesta quinta-feira (13) haverá uma assembleia virtual do Sinpro-DF para discutir o tema.

Sair da versão mobile