A Esplanada dos Ministérios está fechada desde o início da manhã deste sábado (15) para veículos a partir da Rodoviária do Plano Piloto. O acesso está interrompido também na alça de acesso para o Palácio do Planalto, O fechamento determinado pela Polícia Militar do Distrito Federal é para evitar engarrafamento com a manifestação de bolsonaristas programada para o início da tarde. Neste momento dezenas de pessoas estão no gramado.
Ontem à noite já houve manifestações de caminhoneiros e produtores rurais. Depois da meia noite os veículos pesados foram orientados a estacionar ao longo da avenida da Esplanada. O movimento de apoio ao presidente e contra os demais poderes e também a favor do voto impresso, tem o apoio do próprio presidente e de parlamentares da base de sustentação do governo no Congresso Nacional. Entre os apoiadores, estão representantes de entidades ligadas a ruralistas, evangélicos e caminhoneiros.
A bancada ruralista no Congresso, por exemplo, não apoia a manifestação – dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) não responderam a questionamentos da reportagem. Mas quase 200 entidades de produtores rurais que compõem o Movimento Brasil Verde e Amarelo convocaram os atos deste sábado.