A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera, no Pará, investiga dois casos suspeitos da variante indiana do novo coronavírus. Os pacientes relataram que estiveram no Maranhão nos últimos 10 dias. Eles afirmam ainda ter tido contato indireto com tripulantes do Navio MV Sandong da Zhi, onde 15 pessoas testaram positivo para o coronavírus, dos quais 6 com a cepa indiana.
Segundo a pasta, os pacientes têm 32 e 33 anos e possuem quadro de saúde estável, assim como todas as pessoas que tiveram contato com eles. Além do Maranhão e Pará, o Ceará também monitora dois casos da variante, informou o SBTNews. Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará afirmou que realizou visita técnica ao local de isolamento do viajante, com equipes técnicas da Vigilância Sanitária do Estado e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), além de equipe de Epidemiologia do Município de Fortaleza. A notificação ´é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Hoje (24), a Secretaria de Saúde Pública do Pará informou que transferiu 493 pacientes com Covid-19 entre os dias 18 de janeiro e 23 de maio, para conter o avanço da doença nos municípios da região oeste do Estado, a mais afetada durante a segunda onda da pandemia. Desse total de remoções, 479 ocorreram por via aérea e 14 por via fluvial. Todas as transferências foram realizadas exclusivamente pela Central de Regulação da Sespa.